Protocolo de Funcionamento

Este documento tem como objetivo explicitar o modo de funcionamento da Organização do Voluntariado para Combate a Corrupção “Olho Vivo” para facilitar a dinâmica de trabalho interno e juntamente a sociedade.

A Olho Vivo é constituída de:

  • Sócios Fundadores – Que assinaram o livro de presença e respectiva ata de constituição.
  • Sócios regulares – Inscritos por apresentação de três sócios ou inscritos diretamente pelos canais de associação e devidamente aprovados pela Diretoria da Associação.

Por indicação dos sócios e referendados em Assembleia Geral poderão ser atribuídos os seguintes títulos:

  • Sócio Benemérito: Qualquer pessoa física ou jurídica que contribuir, eventualmente, com recursos financeiros ou serviços voluntários para a consecução dos objetivos da Organização.
  • Sócio Honorário: As personalidades, em reconhecimento a relevantes serviços prestado à região ou à Organização.

Hierarquia da Organização:

  • Assembleia Geral
  • Diretoria
  • Conselho de Administração
  • Conselho Fiscal
  • Linhas de Atuações
  • Representantes

 

Assembleia Geral:

Órgão superior da associação, constituída por todos os sócios em pleno gozo de seus direitos estatutários. É a instância máxima de decisões e deve se reunir uma vez ao ano presencial, ou virtualmente de maneira a garantir a mais ampla participação. Serão sempre presididas pelo presidente da Associação e os presentes com direito a voto decidirão as resoluções.

Diretoria:

Formada por: Presidente, Vice-presidente, 1º Secretário, 2º Secretário, 1º tesoureiro, 2º Tesoureiro se reunirão sempre que necessário para desempenhar suas funções assessorada por um Conselho Estadual e um Conselho Consultivo formados por membros da sociedade civil e profissionais capacitados respectivamente.

Conselho de Administração:

Integrado por um mínimo de dez (10) e um máximo de trinta (30) membros, indicados pelo próprio Conselho e será o órgão de deliberação superior e de fiscalização.

Conselho Fiscal

Constituído por três membros e respectivos suplentes eleitos pela Assembleia Geral, terá competência para examinar e apreciar os balancetes, livros escrituras, inventários e relatórios da organização, para analises e pareceres.

Linhas de Atuação:

A subdivisão tem como objetivo setorizar as discussões e os esforços em cada área de trabalho. Cada Linha de Atuação tem como finalidade elaborar e concretizar propostas apresentadas e aprovadas pela diretoria que coordenara a disponibilidade de recursos para cada Linha.

Tem autonomia para definir agenda, metas, prazos, responsabilidades e são responsáveis pela execução e pela apresentação de suas atividades e resultados nas Assembleias.

Tudo que for de interesse coletivo sobre as Linhas de Atuação serão divulgados eu suas devidas páginas no portal da Olho Vivo.

A Diretoria é responsável por acompanhar as atividades e fornecer informações necessárias para as operações de cada Linha.

Representantes:

Sócio Regular que em pleno gozo de seus direitos estatutários solicitar à Diretoria o título de Representante da Olho Vivo em sua cidade ou região. Poderá depois de aprovado pela Diretoria atuar em nome da organização em sua localidade e assim facilitando a atuação da Organização.